20 agosto 2014

Risoto de alho poró com bacon e medalhão de filé mignon com molho de mostarda

 
fotos: Andrea Mendes

Oiee... primeira receitinha do F&F! yey! Antes de passar a receita pra vocês vou explicar a tradição do risoto. Toda vez que alguém vem visitar a gente, seja alguém que mora fora, seja daqui de Bsb mesmo, eu gosto de fazer um almoço ou um jantar. E ficou que o risoto se tornou o prato tradicional das visitas por ser algo que todo mundo gosta, simples de fazer e de uma variação infinita de combinações. A visitante desse dia foi minha amiga querida de BH Aleandra. Geralmente o Risoto já é um prato para ser servido sozinho, no máximo com uma saladinha de entrada, mas também ele serve de acompanhamento, que é o caso dessa receita de hoje. Vamos a receita então:

Risoto de  alho poró com bacon
ingredientes:
2 xic. de arroz arbóreo ou carnaroli
1 cebola em cubinhos
alho poró em rodelas
bacon em cubinhos
vinho branco seco
queijo parmesão ralado na hora
caldo de legumes 

Modo de preparo:
Em 1l de água dissolva de 2 a 3 cubinhos de caldo de legumes( gente na verdade eu prefiro fazer o fundo de legumes e congelar pra ir usando, deixa o risoto bem mais saboroso, mas não é todo dia que teremos fundo congelado e eu uso o caldinho industrializado quando sou pega de surpresa, em outro post eu ensino como fazer fundo caseiro de camarão, carne, peixe, frango...) voltando a receita... na panela que será preparada o risoto refogue o bacon até que fique bem dourado e reserve. Retire o excesso de gordura do bacon e refogue a cebola, quando ela estiver dourada retorne o bacon e coloque a metade do alho poro e dê uma refogada, add o arroz e refogue rapidamente e coloque o vinho. Deixe dar uma reduzida. A partir dai com o auxílio de uma concha vá colocando o caldo no arroz e mexendo sem parar, que é para o grão soltar amido e ficar aquele cremoso que todos nós adoramos né? Quando estiver quase no ponto colocar o restante do alho poró e finalizar com o queijo parmesão ralado na hora. Eu sempre enfatizo que vale a pena usar um queijo de boa qualidade, na verdade vale a pena sempre usar ingredientes de boa qualidade. Em relação a saber quando está bom,  dizem que é: grão cremoso por fora e firme por dentro, que é a famosa expressão "al dente", mas na verdade o ponto é o que você gosta, o segredo é ir experimentando até ficar do seu agrado e pronto! 

Medalhão de filé mignon com molho de mostarda

antes de expor os ingredientes vou fazer uma breve explicação: eu sempre compro a peça de filé, limpo e eu mesma faço os medalhões, mas no supermercado vende já as bandejinhas com os medalhões já no ponto ok?
Ingredientes:
medalhões de filé
azeite
mostara dijon
creme de leite fresco
temperos ao seu gosto 
vinho

Modo de fazer:
temperar os medalhões ao seu gosto, em uma panela por um pouco de azeite para selar a carne, selar de todos os lados e dispor em um refratário para ir ao forno. O ponto da carne é ao seu gosto. Enquanto os filés estão no forno vamos aproveitar para fazer o molho. Na mesma panela que foi selada a carne colocar um pouquinho de vinho branco que foi usado no risoto( espero que vc n tenha tomado tudo o que sobrou... kkkkkk) para deglaçar, colocar a mostarda, mexer e depois add o creme de leite e mexer até começar a ferver. Em relação ao creme de leite eu coloquei o fresco na receita por que eu tenho costume de ter em casa, mas se você não tiver não precisa sair desesperada a procura, pode usar o tradicional mesmo, de caixinha de preferência.  

Agora é só servir e se deliciar acompanhado de um bom vinho.  Não sou especialista,  mas no dia estava procurando um Merlot para harmonizar e terminei comprando um Cabernet Sauvignon. Não lembro o nome, era argentino e pra mim harmonizou super bem... hehehe... 

Bon Appetit!



 
 


3 comentários: